sábado, 14 de agosto de 2010

     Sou Rosa Simões, Psicóloga Clínica, Gestalt-terapeuta, portanto, cíclica e para quem não entende esta linguagem, basta dizer que fico feliz na maioria das vezes em atender minhas demandas e ouvir o que meu organismo informa.
     A proposta deste blog é oferecer um 'Mirepoix'. Esta mistura com nome francês  é um 'tempero básico para sopas e cozidos, leva o nome de seu criador, Duque de Lévis-Mirepoix séc. XVII. É uma mistura de cubos desigualmente cortados de cenoura, cebola e aipo, o alho-poró também é muito utilizado' (Le Cordon Bleu, p. 166). É utilizado para dar sabor em fundos, molhos e outras preparações.
     Aqui, meu mirepiox será uma mistura de culinária e comportamento. Escreverei minhas percepções e repassarei minhas aulas práticas para quem desejar ampliar seus contatos, consigo, comigo, com outros e ainda aprender técnicas de corte, cocção e etc. Será um espaço também para eu postar minhas receitas. Adoro comida natural e misturo 'coisas', ainda não tenho um nome adequado para o que uso, contudo, fica um 'ESPETÁCULO'.
      Espero que tenham uma ótima digestão comigo e pra começar, podem usar cominho, também chamado de alcaravia,  é picante, suave, terroso, suas sementes são usadas inteiras ou em pó em pratos indianos e mexicanos, além de carne de boi, frango, peixe, cogumelos, pães, pastelarias e cremes. É digestivo e tem outras tantas indicações. Pesquise. Se você for como eu, irá colocar o cominho onde sua intuição, criatividade e olfato te indicar. Conheça e fique livre para escolher e experimentar. Este é um princípio existencialista que em qualquer momento falo sobre ele. Bon appètit.

7 comentários:

  1. Oi Rosa, vou acompanhar suas cocções psicogastronômicas, certamente repletas de saborosidade. Abraço, Prof. Tibério

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa...
    Gostei do Blog, vc realmente mandou muito bem nessa mistira inusitada de gastronomia e comportamento !!!!!!!
    super interessante .....
    Abraço Rafael Arruda !!

    ResponderExcluir
  3. Mto bem, menina. Vou te seguir nessa. Passa umas receitas divinas q eu troco.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa! Quero experimentar um pouco de tudo...Marcus

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosa! Quero experimentar um pouco de tudo...Marcus

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosa! Estou curioso para experimentar um pouco de tudo....

    ResponderExcluir